Entrevistada no WhoHub

Dei uma entrevista ao conhecido site WhoHub após ter sido convidada a fazê-lo, é extensa e aprofundada e muito diz sobre o meu carácter principalmente enquanto artista. Clique aqui para ver a entrevista completa.

ARTE
O que você faz? Como você se define?
Sou pintora, fundadora e presidente da associação cultural Ecosd'Art. Presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Quinta do Conde - Sesimbra. Organizadora do voluntariado para idosos entre 2009/2012 (aulas de barro pinturas).
Organizadora dos concursos: Quadras Populares, Concurso literário de prosa e poesia a Força das Palavras, abrangendo o universo dos estudantes do Concelho de Sesimbra ...
Defino-me como um ser humano com as limitações de um ser humano, que ignorante como é, procurará encontrar respostas e formular questões sobre a forma de se poder viver, conviver, sobreviver neste mundo actual.
Qual é sua mensagem?
A arte é um valor e não uma despesa!
A arte não deve seguir padrões pré-definidos, senão morre a verdadeira essência do artista.
Sua biografia em quatro linhas
Nascida em 11-09-64. Infância passada em Angola - Luanda sua capital.
Participou em várias Bienais de artes plásticas: Portugal, Espanha, França; 
Suas obras estão em museus, Colecções privadas: Presidência da República
Portuguesa. Treinador de futebol italiano do atual Real Madrid, José Mourinho.Comunidades Portuguesas Nova York. França - Galeria de Arte Contemporânea Chateau des Reaux.
Você publica seu trabalho na rede? Onde podemos vê-lo?
Como nasce uma idéia? O que é para você a inspiração?
Na verdade é difícil de descrever donde provém a inspiração.
Tudo depende do momento,... da influência que os nossos campos sensoriais
captam na esfera, a dado momento da nossa vida.
Algo despoleta,... e a dormir ou acordada passamos para um mundo diferente e surreal,
desliga-mo-nos do presente, e aí vamos nós...
O resultado meus senhores , depois se verá, que será dado a observar...
O que é arte?
Qualquer experiência sensorial produzida no momento de apreender o objecto artístico, diferente do que seria a emoção normal a sentir, aquando da observação nas mesmas condições, de algo que nos é completamente indiferente.
Três idéias criativas que você gostaria que tivessem sido suas.
Não gostaria de adotar as ideias dos meus colegas, mas sim elogiá-las e ao mesmo tempo agradecer por as terem posto em prática. Pois eu sou " fruto que bebe em muitas fontes" ou o resultado dessas mesmas fontes desde Cimabue...
Quando e como você começou a ver você mesma como artista?
Desde que me conheço que senti  ...mas a nossa vida às vezes chama-nos para outras situações... e a nossa veia artística tem de esperar, até que um dia arrancamos e a obra feita obriga-nos a continuar, a continuar... não sei se somos artistas, pois não nos compete dizê-lo, mas sim, procurar sê-lo!
Por que tantos artistas e criadores têm personalidades voláteis?
Se fôssemos todos iguais, Como poderíamos proferir o belo e o feio, o delicado e o agressivo, preto e o branco...o valor está sempre na diferença...
Você se considera pós moderna?
Esta pergunta ultrapassa-me, Deixo-a para quem de direito...
limito-me a criar....
Como uma obra artística deve ser avaliada?
Pela sua procura, pela necessidade de a possuir, pela sua história, pela sua interncionalidade..
O artista deve se reinventar a cada dia?
O artista deve ser o que é. Mas todos sabemos que tal como a língua, nada é estático, ...e nesse movimento, todos nós nos moldamos, mas não deixamos de ser o que somos, nesse dado momento.
Que artistas você admira e de que maneira têm influência em sua obra?
Tal como o que disse anteriormente, sou o resultado de tudo o que vi, li, ouvi, desde
Cimabue...
Qual é sua opinião sobre os subsídios públicos para a arte?
A história informa-nos que os artistas precisam sempre de entidades que os "protejam" sejam elas públicas ou privadas, Ex: Médicis, Estado, Fundações, etc. Neste séc. XXI, mais do que nunca, estes subsídios são necessários, visto que a economia mundial está a passar uma grave crise. O Estado deverá proteger a arte e divulgar, pois é um valor, um património, uma referência da cultura do País, o nosso ADN.  No entanto, nunca deveremos esquecer o grande papel dos privados no mundo da arte, a eles devemos muito do património que hoje é dado a observar.
A arte autêntica é a arte necessária?
Nenhuma arte é necessária, é apenas humana.
Você sofre ao se desprender de uma peça que tenha vendido?
A obra começa a sua verdadeira história, quando sai do atelier do pintor, por analogia, como um filho que se separa da mãe rumando ao seu destino de ser autónomo mas, a mãe segue-o olhando a sua história.
Ao comprar a obra, estamos mais que nada comprando o artista?
Não! O artista não está à venda, mas o resultado da sua criação.
Para a arte não há guia. Como você sabe qual é a próxima coisa a fazer?
Podemos planear a obra dentro da inspiração que nos vai chegando. No entanto e não sendo muito apologista do conceito de "...que a arte quanto mais inútil, mais arte é..." deixa-me campo de manobra para continuar a planear num espaço temporal. Se a inspiração findou, tenho que "guardá-la" esperando outro momento de maior inspiração. No entanto, tal como um pescador que vai pescar um determinado pescado, pode momentaneamente, aceitar outros tipos de peixes, que na rede se deixaram apanhar. E mais tarde, voltar à faina que o trouxe àquele local.
O que você acha de que grande parte das obras de arte contemporânea que os museus exibem seja de artistas que já faleceram?
A arte actual, tendo a filosofia de que "... quanto mais inútil fôr, mais arte é", acaba por fazer justiça a ela própria; seria demagogia se sendo tão inútil, acabasse por estar permanentemente em exposição, sendo que tornar-se-ia útil, perdendo desta forma o estatuto de arte.
Que papeis jogam em sua trajetória as figuras de marchante, representante, galerista, e intermediários em geral?
Todos têm o seu papel bem definido dentro do mercado da arte. Um fazedor de cultura necessita de todas estas "personagens" para que possam fazer escoar o seu "produto", valoriza-lo; colocando o artista num patamar mais elevado no mercado da arte.
Que tipo de encomendas você costuma receber?
Retratos. Caricaturas. Paisagens. Cartoons, entre outras...
Qual de seus trabalhos é o que você mais gosta?
O óleo é a rainha no meu universo pictórico, é a que mais me seduz. Sendo que tudo o que vem da minha mente eu a transformo no prazer de pintar.No entanto divirto-me fazendo as caricaturas.
Você coleciona algum objeto?
Sim, livros de arte, selos, postais, fotografias, revistas propaganda política, etc.
Que portais online de arte você freqüenta?
Depende do interesse do momento!
O que você aconselharia aos iniciantes?
Diria : - "Pelo sonho é que vamos..." Título da obra do Poeta da Arrábida- Setúbal, Sebastião da Gama.




© MARINA FÁTIMA
Endereço web desta entrevista:http://www.whohub.com/marinafatima

Sem comentários:

Enviar um comentário